domingo, 28 de dezembro de 2008

A Castanheira..

Grupo
Amigos
Imaturidade
Casa
Fagulha
Cozinha
Telefone
Sala
Ir lá baixo
Manel
Gorro
Mesa
Dança
Shot
Maria
Cabinda
Mentira 
Choro
Paixoes
Miki
Verdade
Consequencia
Corredor
Bebedeira
Ana Santos
Beijo
Quarto
Altura 
Cama
Champagne
Henrique
Televisao
Maquina de tabaco
Ir a volta
Erva seca
Zé Gonçalo
Garrafa partida
Escadote
Toalha
Cuecas
Di
Soutien
Salto
Esconderijo
Fim de Ano
Marina
Bagaço
Aldeia
Café
Kilometros
Costa
Excepcional
Invenções
Limpar
Portas trancadas
Pacheco
Desorientaçao
Ego
Musicas
Letras
Intrigas
Segredos
Risos 
Abraços
Gritos
Peru
Brinde
repito, o brinde

Tudo e mais alguma coisa... enfim... cada palavra destas faz me lembrar um momento.. de uma altura, de um fim de ano que vai ficar para sempre, uma das melhores alturas, penso eu, das nossas vidas. Quando quiserem repetir.. quando quiserem perder uns aninhos, voltar à imaturidade extrema em que podemos fazer tudo sem consequencias.. façam me saber... 
"Nós somos um grupo muito muito muito unido...................."

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Aos seus lugares...

Numa daquelas noites de Domingo em que nada se passa na nossa magnífica cidade, um grupo de amigos deu entrada num estabelecimento seu conhecido.
De uma conversa normal acerca da passagem de ano, com facilidade houve uma mudança de tema para a taradice de alguns membros desse grupo que não posso (por serem meus amigos) mencionar.
Na tentativa de elaborar um ranking que elegesse o maior tarado dos quatro, o acordo foi instantaneo, e desta forma encontrámos a nossa pole position, o nosso Lewis Hamilton, jovem e detentor do mais recente título.
Com o decorrer da conversa ganha forma um novo campeão, aquele mais esquemático, que mesmo depois de morto, continuará a aterrorizar o Mundo com as suas histórias maradas, o nosso Ayrton Senna.
Com um nível de conversa ainda bastante elevado, chegou-se depois da contabilização de alguns parametros, como o número de pistas em que já triunfou, e a velocidade a que corre, à descoberta do nosso Michael Schumacher.
Faltava apenas um nome, que surgiu após um dúbio abandono por parte desse elemento. O nosso jovem, que já obteve a glória do mais alto troféu, e depois de algum tempo desaparecido da sua forma antiga, começa a regressar em grande, o nosso Fernando Alonso.
Assim é esperado que estes quatro talentos corram libertos pelas pistas mundiais nos próximos tempos. A corrida já começou...

Cumprimentos,

Henrique Prata

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Assim começa

Nem 12h tinham decorrido desde o início do Campeonato Mundial de Fórumula1 e Schumacher ataca agressivamente o primeiro lugar que sempre perteceu a Alonso no GP Roma. É sabido que Hamilton costuma realizar treinos amigáveis lá, sem nunca ir às boxes, tendo feito uma tentativa de ultrapassagem, ao colar-se a Schumacher, tendo Schumi tudo a capacidade de negar.
Neste circuito Ayrton já viu melhores dias e encontra-se na cauda do pelotão.
Será esta pista de um nível que só está ao alcance de uma disputa Schumacher/Alonso?

Fica a dúvida...

Coming soon...

Vem aí uma corrida... Lado a lado na mesma pista estarão a correr Fernando Alonso, Michael Schumacher, Ayrton Senna e o detentor da pole position, Lewis Hamilton.

Desenvolvimentos são esperados. Aceitam-se apostas.

Cumprimentos,

Henrique Prata

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Amizade

Bem, um tema interessante para escrever, é o tema que no fundo leva à criação deste blog, a amizade. A amizade e as relações que levamos a cabo com as pessoas que nos rodeiam são dos fenómenos mais inconscientes que protagonizamos todos os dias das nossas vidas.
Penso que se pode dizer que é um fenómeno que ocorre pelo peso que tem a vertente social do ser humano, sendo que é indispensável a qualquer indivíduo saudável e é, no fundo, a vertente mais condicionante na vida de um indivíduo.

Costumo pensar durante as minhas curtas deslocações, que se conhecesse toda a gente em Coimbra nunca iria a pé para Celas ou para a Universidade. E esse é no fundo o aspecto fundamental da amizade na vida, a entreajuda e a abertura de novas oportunidades.
No fundo cada pessoa abrange um determinado número de outros indivíduos, e quantos mais indivíduos se conhecem, com quantos mais indivíduos houver uma relação amigável, maior a probabilidade de vir a conhecer indivíduos do círculo destes, que integrem o nosso.

Nesta fase, entram os papeis da simpatia e da aparência. A simpatia e aparência são dois factores que condicionam a primeira impressão, e a disponibilidade dos outros para disfrutar da presença de alguém.
A simpatia por ser um meio de acessibilidade, faz com que as pessoas se relaccionem facilmente e gostem de estar com as outras, sendo que há um grande papel de aceitação especialmente quando em novos meios, que é representado pela aparência. Há uma inegável tendência generalizada, que faz as pessoas serem mais simpáticas e prestáveis para outras que achem bonitas, que se vistam bem e tenham uma presença agradável.

Em termos práticos, os factores que conduzem à amizade, pelo papel que desempenham na primeira impressão são a simpatia e o aspecto, sendo que a partir daqui, dá entrada o factor mais importante numa distinção que constantemente levamos a cabo, a escolha dos amigos.
O factor é o da educacão e dos princípios. Por questões de valores básicos, independentemente do estatuto social a que pertençam, a educação e formação dada pelos pais assume aqui um destaque incontornável.
Quando duas pessoas são demasiado distanciadas no que toca a princípios básicos, regra geral não se conseguem relacionar como mais do que "conhecidos", nunca atingindo uma relação a que possam chamar de amizade. Este é o motivo real para um indivíduo não conhecer uma infinidade de pessoas. Das pessoas com quem nos cruzamos criamos, por uma data de factores, maior afinidade em relação a umas do que outras.

Este aspecto leva a que, para além das barreiras sociais óbvias como os locais frequentados, nível de vida, idade etc. as pessoas não se consigam relacionar de igual modo com todas, acabando por passar sempre mais tempo com umas do que com outras criando instintivamente um grupo de amigos. Cada indivíduo tem, no entanto, de acordo com a quantidade de meios sociais que frequenta, capacidade para ter vários.

Resta então apenas deixar clara a importância da amizade na vida, pelas influencias que move, pelas vantagens que trás, ou pelo simples facto de poder haver blogs como este.
Pontos principais para o sucesso e aceitação social são portanto, simpatia e aspecto numa fase inicial e valores depois, pois permitem a identificação personalizada de um individuo com outro, levando à ocorrência ou não de um fenómeno ao qual chamamos amizade.

Cumprimentos,

Henrique Prata

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Genesis

Vivo ultimamente bastante pensativo, nostalgico.
Passo os dias a lembrar me da minha cidade, dos meus amigos, das minhas viagens, das minhas bebedeiras, das minhas paixoes. Esta saudade foi a grande motivadora da criaçao deste blog.
Vejo os dias a passar, os momentos desvanescerem se à minha frente, as palavras ditas, ouvidas, lidas a desaparecerem da memoria e entristece-me que isso aconteça. 
"existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis". dizia Pessoa, e para mim, todo estes se devem preservar, porque somos feitos de memórias, e se estas forem só nossas tornam-se frageis e quase inuteis.
Quero daqui a um tempo ler este  imaturo blog e rir ou chorar, e quero que os intervinientes destas memorias o façam comigo... nao interessa se as pessoas de fora nao o sentem como nos... interessa que imortalizemos a nossa vida... as pequenas fracçoes... As bebedeiras do Luis, as parvoices do Miki, os bitaites do Ricardo, as mentiras do Costa, as perguntas do Fagulha, os paleios do Henrique, os meus amuos, os penteados do Ze Gonga, as discussoes do Cunha, as norices do Xico, as cançoes do Matos e todas as caracteristicas notorias de cada um de nos...os jantares, as saidas, as ferias, as viagens, as calinadas, as fotografias, os filmes, as expressoes, as "modas", os engates... tudo tem o seu valor.. e assim deve ser recordado...
Existirao certamente momentos que nao poderemos estar juntos, mas isso nao invalida que nao os conheçamos, que nao os possamos viver tambem. No fim de contas, até nos podemos separar, eu de certa forma ja o fiz.. o que me perturba... fi-lo fisicamente. Quero ter a certeza que vai ser a unica forma.
Parece frase feita, mas o tempo passa, e quero aproveita-lo enquanto posso. Façam no comigo.
Foi desta vontade de "sentir tudo de todas as maneiras" que surgiu a ideia do blog,o Henrique concordou comigo, e aqui estamos nós a ser pioneiros deste moleskine informatico, que creio que vai crescer.
O inicio esta escrito, está para breve o proximo testamento.



palavrasderascunho

Chega a altura do primeiro post que faço neste blog. Como todo o blog tem uma história que o antecede, seria justo deixar por escrito a história deste, se ele tivesse uma.
A história do blog para a minha pessoa resume-se a uma frase do Manel, "Henrique, queres escrever num blog comigo?", depois de se explicar em relação aos conteúdos que queria incluir, limitei-me a concordar e dizer que seria um projecto engraçado, pois gosto de expor e partilhar ideias variadas de forma aberta, seja qual for o local onde me encontre.

Não tendo o blog história, teve em vez disso, o seu nome. Se hoje, dia 18 de Dezembro pelas 2:45h da manhã estou a escrever este post, é porque o nome a atribuir ao nosso blog demorou quase uma semana a ser alcançado. Durante todos estes dias, centenas de nomes foram sugeridos por cada um. Uns melhores, outros piores, e quase todos aqueles que conseguiam superar o nivel da razoabilidade já se encontravam tomados. Começava a fazer-se sentir uma certa impaciencia.

Até que, horas e horas de conversas de Internet sem qualquer sentido depois, recebo uma mensagem com um nome, "palavrasderascunho". Estando na Associação a disfrutar da tranquilidade do meu fino, fui obrigado a concordar prontamente com a atribuição deste nome, por saber que ideias vindouras não iriam superar, ou pelo menos em muito o nome escolhido.
Apesar de, na minha opinião o importante de um blog não ser o seu título, mas sim o seu conteúdo, é sempre agradável que este tenha um título interessante e minimamente insistente, que consiga ficar facilmente na cabeça das pessoas de modo a haver visitantes.

Como o propósito deste post, apesar de já ter alguns textos em mente para posts futuros é apenas de inaugurar este espaço com uma breve introdução acerca dele e desejar que se torne um bom local de apresentação e discussão de ideias, e que todos os leitures contribuam da forma mais constructiva e inspirada possível para fazer deste blog uma boa referência, penso que não me resta nada mais, se não finalizá-lo.

Cumprimentos,

Henrique Prata