Bem, um tema interessante para escrever, é o tema que no fundo leva à criação deste blog, a amizade. A amizade e as relações que levamos a cabo com as pessoas que nos rodeiam são dos fenómenos mais inconscientes que protagonizamos todos os dias das nossas vidas.
Penso que se pode dizer que é um fenómeno que ocorre pelo peso que tem a vertente social do ser humano, sendo que é indispensável a qualquer indivíduo saudável e é, no fundo, a vertente mais condicionante na vida de um indivíduo.
Costumo pensar durante as minhas curtas deslocações, que se conhecesse toda a gente em Coimbra nunca iria a pé para Celas ou para a Universidade. E esse é no fundo o aspecto fundamental da amizade na vida, a entreajuda e a abertura de novas oportunidades.
No fundo cada pessoa abrange um determinado número de outros indivíduos, e quantos mais indivíduos se conhecem, com quantos mais indivíduos houver uma relação amigável, maior a probabilidade de vir a conhecer indivíduos do círculo destes, que integrem o nosso.
Nesta fase, entram os papeis da simpatia e da aparência. A simpatia e aparência são dois factores que condicionam a primeira impressão, e a disponibilidade dos outros para disfrutar da presença de alguém.
A simpatia por ser um meio de acessibilidade, faz com que as pessoas se relaccionem facilmente e gostem de estar com as outras, sendo que há um grande papel de aceitação especialmente quando em novos meios, que é representado pela aparência. Há uma inegável tendência generalizada, que faz as pessoas serem mais simpáticas e prestáveis para outras que achem bonitas, que se vistam bem e tenham uma presença agradável.
Em termos práticos, os factores que conduzem à amizade, pelo papel que desempenham na primeira impressão são a simpatia e o aspecto, sendo que a partir daqui, dá entrada o factor mais importante numa distinção que constantemente levamos a cabo, a escolha dos amigos.
O factor é o da educacão e dos princípios. Por questões de valores básicos, independentemente do estatuto social a que pertençam, a educação e formação dada pelos pais assume aqui um destaque incontornável.
Quando duas pessoas são demasiado distanciadas no que toca a princípios básicos, regra geral não se conseguem relacionar como mais do que "conhecidos", nunca atingindo uma relação a que possam chamar de amizade. Este é o motivo real para um indivíduo não conhecer uma infinidade de pessoas. Das pessoas com quem nos cruzamos criamos, por uma data de factores, maior afinidade em relação a umas do que outras.
Este aspecto leva a que, para além das barreiras sociais óbvias como os locais frequentados, nível de vida, idade etc. as pessoas não se consigam relacionar de igual modo com todas, acabando por passar sempre mais tempo com umas do que com outras criando instintivamente um grupo de amigos. Cada indivíduo tem, no entanto, de acordo com a quantidade de meios sociais que frequenta, capacidade para ter vários.
Resta então apenas deixar clara a importância da amizade na vida, pelas influencias que move, pelas vantagens que trás, ou pelo simples facto de poder haver blogs como este.
Pontos principais para o sucesso e aceitação social são portanto, simpatia e aspecto numa fase inicial e valores depois, pois permitem a identificação personalizada de um individuo com outro, levando à ocorrência ou não de um fenómeno ao qual chamamos amizade.
Cumprimentos,
Henrique Prata
8 comentários:
todos fazem, ninguém pensa nisso, ou pelo menos ninguem o sintetiza desta forma. es um pensador, miudo ;)
beijinho, à confiança!
Tens algumas redundâncias a nível de ideias, algumas virgulas e parágrafos fora do sitio e penso que não conseguiste o melhor encadeamento de ideias. Podes ver alguns textos de Foucault que abordam exactamente este tema, e quem sabe aprofundar o texto.
Para a próxima pede a opinião a alguém que saiba escrever. Tipo a alguém da primeira linha...
A amizade é a melhor merda do mundo. "Melhor" no sentido de ganharmos tudo com uma boa amizade, podermos falar e desabafar sobre tudo.. "Merda" no sentido em que por vezes ao conhecermos extremamente bem uma pessoa pode-nos fazer cansar dessa ou na maioria dos casos nos desiludir como foi o meu caso, em que se enveredam por caminhos que mais tarde quando se olha para trás pensamos que deviamos ter seguido aquele ou o outro conselho e queremos sair dessa merda sem termos agora saída possível.. Amizade é American Pie, Amizade é Entourage
ejum poeta
Concordo com o post, mas passemos à verdadeira questão: como diferenciar os conhecidos dos amigos ?
Pode-se conhecer centenas de pessoas de vários estratos sociais, com várias idades, credos e orientações, mas depois de tantas amizades criadas ocasionalmente, quando se precisa será que se pode contar com alguma destas? Uma aparência e uma presença agradável que tranpareça um nivel de vida, uma educação ou uma personalidade muito interessante será que não afastará os ditos amigos se se estiver com mais 30 kilos, com um ar desleixado e com dois dentes na boca ? Pois é minha opinião que mais vale contar com a familia (hoje em dia vêm-se nos telejornais sobrinhos a matarem juntamente com a tia um pobre diabo por ´tostões´, por isso isto não é válido a 100%), que nos ama incondicionalmente até ao final da vida - excepto aos drogados, leprosos, sidosos, profissionais do sexo e afins .
Conclusão: não tentes definir a amizade, pois é um conceito como o amor - Será que resiste a umas mamas descaidas e a uma barriga flácida? lol
"Meus amigos, não tenho amigos." - Coco Channel
Infelizmente vou ter de concordar com a "Bombaloura".
Ainda que este post já tenha sido escrito há algum tempo não é de menor relevância em relação aos mais recentes. Mas para enaltecer a opinião da pessoa que me antecedeu no comentário terei de dizer que o ceio familiar são os teus verdadeiros amigos aqueles que para toda a vida poderás contar, mas é, pelo menos no meu caso, na pré adolescência que se faz as ditas "amizades para a vida" e, "no matter what" eles estarão lá... Eles fazem parte da minha família agora que já ultrapassei a infância e adolescência.
"Cada homem desde que sai da nebulosa infância e da adolescência, é em grande parte um produto do seu conceito, de si mesmo." - Fernando Pessoa
Para ti Bombaloura, tenho uma frase no meu "caderno":
- " A verdadeira felicidade está dentro de casa,entre as alegrias da família." - Lev Tolstoi
nao ha amor que resista a mamas descaídas
big moomasssszzz descaeeiiidasss
Enviar um comentário
rascunho